quarta-feira, 14 de março de 2012

Saneamento do Mercado?

Submarino e Shoptime tem Milhões de prejuízo e sairão do ar por ordem do Procon-SP Por Olimpio Araujo Junior - www.gestordemarketing.com Há algum tempo eu almocei com o Mauricio Vargas, fundador do site ReclameAqui e o tema de nossa conversa foi a insatisfação dos consumidores em relação a grandes varejistas on-line, e o grande número de reclamações de clientes de lojas como Americanas.com e Submarino.    Hoje não fiquei admirado ao receber a mensagem de que Procon-SP multou a B2W (Empresa que controla ambos os sites), em R$ 1.744.320,00 por, dentre outras coisas, a grande quantidade de reclamações de clientes no estado de São Paulo. Além da multa, os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, deverão paralisar suas vendas por 72 horas a partir de amanhã (15) para todo o estado, o que nã minha modesta opinião, é uma punição muito branda para gigantes do varejo que deram prejuízo e muita dor de cabeça para milhares de consumidores.    Esta não é a primeira vez que a B@W é punida pelo atraso de entregas e outros problemas de insatisfação dos consumidores. No fim de abril de 2011, a Americanas.com foi proibida de vender no Estado do Rio de Janeiro, devido às inúmeras reclamações de consumidores registradas em sites como o Reclame Aqui. Em Novembro de 2011, tiveram uma punição semelhante a esta de hoje, publicada no Diário oficial com data de 10/11/2011.      No primeiro semestre de 2011, a B2W, que controla as marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime, teve prejuízo de 22,5 milhões de reais, revertendo o lucro líquido de 32 milhões de reais registrados nos primeiros seis meses de 2010. Entre abril e junho, o resultado foi negativo em 20,9 milhões de reais. Foi o terceiro trimestre consecutivo de prejuízo da empresa, que não tem conseguido superar problemas relacionados a gargalos na logística e planejamento.                     Segundo o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em 2011 os atendimentos gerados pela empresa aumentaram muito em relação ao ano anterior, sendo a maioria deles por falta de entrega do produto ou defeito no item adquirido. "Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido", explica. A empresa recorreu à decisão em 1º grau publicada em 10 de novembro do ano passado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Em 2010 o Procon-SP registrou 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou em 180%, com o registro de 6.233 atendimentos. Nestes números não estão considerados as reclamações e Procons de todo o Brasil, e nem as milhares de reclamações feitas no site ReclameAqui.

Nenhum comentário: