17 abril 2023


Este é o governo que Lula ama: Dois agentes Chineses presos em Nova York por administrarem uma "Polícia Política Chinesa" ... nos EUA!!

Acabou de acontecer. Este é o governo que o Lula puxa o saco, enquanto fala mal dos Estados Unidos!


A China tem sido acusada de usar postos policiais no exterior para reprimir dissidentes que vivem no exterior.


NOVA YORK - Promotores federais do Brooklyn prenderam e acusaram dois homens na segunda-feira por operar uma "delegacia de polícia no exterior não declarada" no sul de Manhattan em nome do governo chinês.


Os promotores acusaram os homens, Lu Jianwang e Chen Jinping, de conspirar para agir como agentes da China e obstruir a justiça, apagando suas comunicações com um funcionário do Ministério de Segurança Pública da China.


No ano passado, o grupo de direitos humanos Safeguard Defenders acusou a China de operar mais de 100 postos policiais no exterior em vários países estrangeiros. As estações ostensivamente fornecem serviços diplomáticos aos cidadãos chineses no exterior, mas também assediam secretamente dissidentes chineses, segundo o grupo.


A delegacia identificada na segunda-feira ocupava um andar inteiro de um prédio de escritórios no bairro chinês de Manhattan antes de fechar em 2022, de acordo com os promotores. Durante sua operação, ela tinha como objetivo "ajudar a localizar uma pessoa de interesse" para o governo chinês, disseram os promotores.


Os réus deveriam comparecer ao tribunal na segunda-feira à tarde.


O procurador dos EUA em Brooklyn, Breon Peace, disse que o caso "revela a violação flagrante da soberania de nossa nação pelo governo chinês".


"Uma delegacia assim não tem lugar aqui na cidade de Nova York - ou em qualquer comunidade americana", disse Peace em um comunicado na segunda-feira.


Os promotores federais do Brooklyn também abriram dois outros casos relacionados na segunda-feira: um acusando 34 oficiais da polícia nacional da China de assediar cidadãos chineses em Nova York e em outros lugares nos EUA, e outro acusando oito funcionários do governo chinês de instruir um funcionário de uma empresa de telecomunicações dos EUA a remover dissidentes chineses de sua plataforma.


Os promotores descreveram os 34 oficiais como tendo criado uma "fazenda de trolls" composta por milhares de falsas personas online em sites de mídia social, incluindo Twitter, para mirar cidadãos chineses que vivem nos EUA e que possuíam opiniões políticas contrárias às da República Popular da China ou que promoviam a democracia na China.


As informações são do site Politico.

Paulo Figueiredo Filho @realpfigueiredo

Apr 17, 2023 at 4:31pm

Nenhum comentário: